CORAGEM É AUSÊNCIA DE MEDO? O QUE É CORAGEM?
- Moyses Araujo
- 4 de abr. de 2016
- 6 min de leitura

Você precisa de Coragem???
Em outro artigo, falamos sobre o Medo, agora falemos sobre Coragem.
Bem, segundo a enciclopédia, temos a seguinte definição de Coragem:
1.moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez.
2.firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.
Coragem (do latim coraticum, do francês cor-age) é a capacidade de se agir diante do medo. Coragem, não quer dizer ausência de medo, mas a ação apesar deste. O contrário de coragem, é dito como covardia…
Um bom remédio para a falta de coragem, é a Confiança. A confiança em Deus, em si mesmo, nas pessoas e na vida. Sempre que a perdemos, perdemos a coragem e cedemos ao medo.
Platão correlaciona coragem, razão e dor. A coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus princípios a despeito do prazer e da dor.
Nos animais, a manifestação de coragem está diretamente ligada ao seu instinto de sobrevivência, que fica impresso em seu cérebro reptiliano. A 1ª. reação do animal diante do perigo, é fuga, se não consegue fugir, então ele luta, mas se não consegue lutar, ele “congela” para tentar despistar seu agressor. Porém, um filhote de um pássaro, sabe que terá que, mais cedo, ou mais tarde, tomar coragem de se lançar do ninho e alçar voo, e isso é uma questão de sobrevivência.
Nós humanos temos um psiquismo bem mais complexo, muito embora diante das situações de perigo contra a vida também sobressaia-se o nosso cérebro reptiliano. Nesses casos, quando somos forçados ao “congelamento”, fazemos o Trauma e ficamos sujeitos às suas consequências (TEPT — Transtorno do Estresse Pós-traumático). Todavia, os momentos em que mais precisamos de coragem para o enfrentamento de nossos medos, não são as situações de risco de morte, são as questões emocionais e morais que nos demandam maior demonstração de coragem. E nessa hora, é que sucumbimos aos nossos maiores medos.
Jung nos ensina que precisamos de Coragem para enfrentarmos o que chamamos de MAL. E que o Mal é uma constante ameaça à alma humana. Precisamos de Coragem para enfrentar a Dor e o Medo que põem frequentemente nossa Esperança e nossa Fé.
O Mal quase sempre faz parte de nosso lado Sombra, que apaga no nosso lado Luz. E o que vive em nós nesse lado Sombra, se negado ou reprimido, adquire poderes cada vez maiores e torna-se mais destrutivo e perigoso. O que é negado ou reprimido, sob a luz da psicologia, não desaparece, apenas fica recolhido no inconsciente, acumulando energia até eclodir, geralmente de maneira explosiva e traumática, mais cedo, ou mais tarde…
A Sombra é tudo o que não conheço, ou não aceito e admito, sobre mim mesmo. Ela pode conter aspectos construtivos também, por isso é importante conhecê-la e reconhecê-la. Isso é o 1º passo para o autoconhecimento, para a iluminação.
O Mal é o outro lado que nos espreita, e aguarda uma oportunidade para se manifestar.
Não há vida sem risco! Temos que nos expor constantemente aos riscos, só quem vive na mais tenra infância espiritual não percebe os riscos. Porém, muitos de nossos medos é que nos impulsionam para a vida, para o sucesso, para a vitória. Um bebê quando sai do ventre da mãe, nasce por um ato de Medo e não de Coragem, ou ele supera o medo, ou perde a vida! Eis aí sua Coragem!
O Mal é o desconhecido, é o novo, ou apenas faz parte de um cenário de nossas crenças limitantes, ou de realidades traumáticas de outrora fixadas em nosso inconsciente, por episódios difíceis, por imposições familiares ou sociais, por tabus, ou por questões de desequilíbrio espiritual. E o Mal é que nos causa Medo. Não temos medo do que sabemos que nos faz bem.
Mas o que importa é termos consciência da necessidade de conviver com o Mal, e que precisamos da Coragem para superar nossos Medos.
A finitude da vida corpórea e incerteza da vida espiritual. O Medo da morte, ou da prestação de contas, do inferno, do desconhecido. Aceitar a reencarnação, em muitos casos é pior que negá-la, pois sofrer as penas da Lei do Retorno, ou de Causa e Efeito, é preciso muito mais Coragem. Muitos malvados aceitam com mais facilidade a ideia do Inferno só por temerem as provas e expiações. Este Medo também aflige a falsa bonomia, que sabe muito bem que, de nada adiantará comprar indulgências. Esta dúvida afeta por igual os materialistas e niilistas.
De nada adiantará aos racionalistas criarem fortalezas contra o Mal. O Medo os acompanha sempre. E quase sempre o que lhes falta é a Coragem. Não são dotados de verdadeiros princípios morais, ou são imorais assumidos, ou tem apenas princípios reguladores no lugar de sentimentos verdadeiramente dignos, não fazem o Mal só para não serem pegos. Porém convivem com ele em sua consciência, e por isso sentem tanto medo.
Podemos entender que o Medo é um desequilíbrio entre nosso lado Sombra e nosso lado Luz, entre nosso Self e nosso Ego, que é a falta de nosso Amor em plenitude, relacional, em expansão, evolutivo. O Mal depende do Bem, assim como o Bem, depende do Mal. Não podemos ainda, extirpar o Mal de nós mesmos, por isso temos que aprender a conviver com ele, e a conseguir Coragem para superar nossos Medos.
A Terapia Transpessoal nos ajuda nesse processo de autoconhecimento e autoencontro, para que recuperemos nossa Coragem diante dos episódios Terrenos. As técnicas de Hipnose e Regressão nos permitem acessar registros longínquos de memórias e elucidarmos questões não conhecidas por nosso Consciente. A Psicologia Energética e a Terapia Psicossensorial agem de forma rápida, reequilibrando nosso corpo e pondo nossa mente em estado de autocura emocional. Precisamos saber a hora de buscar ajuda — “Esforça-te e tem bom ânimo” (Js 1:6) ou “Procura, e acharás”(Mateus 7:7). Mas se quisermos realmente mudança, há que haver esforço pessoal.
Vejamos este trecho de Joanna De Angelis, em sua obra Iluminação Interior:
“A coragem verdadeira traz, em si, o equilíbrio, como base de todas as decisões, de todos os sentimentos, de todas as atitudes. Dá forças para suportar todas as dificuldades sem derrotismo; mas com o entendimento do que está acontecendo, e, consequentemente, com a possibilidade de buscar a melhor maneira de enfrentar qualquer situação.
Quem é corajoso traz em si a serena confiança nas próprias resistências, não se expondo indevidamente, nem se permitindo os sentimentos inferiores de raiva, ou o desejo de vingança.
Ter autodisciplina exige coragem. A autodisciplina desenvolve verdadeiros tesouros morais que enriquecem o ser humano.
Coragem é conquista conseguida na sucessão das experiências evolutivas, entre variadas dificuldades e sofrimentos, mediante os quais se adquire resistência moral e calma.
É a força moral daqueles que, sendo pobres de haveres materiais, perseveram diante das dificuldades com resignação, sem desistir.
É a força que impele os idealistas que, com convicção, defendem aquilo em que acreditam, e não forçam outros a neles acreditar.
É necessário coragem para que o indivíduo mantenha-se humano, comporte-se de maneira adequada, sofra com dignidade, alegre-se sem exageros.
Pais corajosos educam seus filhos com base em valores morais e éticos.
Filhos corajosos respeitam e amam seus pais, e não se deixam guiar por modismos ou frivolidades.
Famílias corajosas mantêm-se unidas, e seus membros apoiam-se mutuamente nas dificuldades, alegrando-se todos com os sucessos de cada um.
O estudante corajoso valoriza o aprendizado; o mestre corajoso não desiste jamais.
O cidadão corajoso ama sua pátria e respeita as leis vigentes.
O ser humano verdadeiramente corajoso não tem medo de amar. Sim, amar a todos como nosso Mestre Jesus a todos recomendou.
Nada igual à coragem de Jesus que nunca abandonou Suas convicções, mas que, em nenhum momento usou de violência moral ou física para fazer com que Nele acreditassem ou que O seguissem!
Nada igual à coragem de Jesus que a todos amou, entendeu e perdoou, mesmo nos momentos de maior sofrimento!”
Amadurecimento espiritual requer compreensão dos fatores existenciais, do compromisso e respeito que devemos ter com nossa evolução moral. É saber que não há alegria, nem tristeza que dure para sempre, que haverá dias de tempestade e outros de bonança, que haverá saúde e doença, que nem sempre ganhamos, que a velhice será inevitável, que tanto o amor como o ódio ainda coexistirão em nossos corações, e que é para ser feliz é preciso Coragem!!!
“Cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si, carrega o dom de ser Capaz e ser Feliz”
Almir Satter — Tocando em Frente…
“Para nadar no oceano preciso, antes de tudo, ultrapassar a zona de arrebentação. Ondas grandes e pequenas vêm ao meu encontro, criando resistência no avançar. Situações tensas, pensamentos negativos, relacionamentos competitivos, vêm para reduzir minha força e coragem. Mas com bravura sou capaz de vencer a zona de conflito e chegar às águas tranquilas para o mergulho desejado. E lá no fundo do oceano encontro, uma a uma, as pérolas preciosas: as virtudes que me tornam singular.”
Texto Coragem — Extraído do site: Brahma Kumaris Brasil
Lembre-se de deixar seu comentário e clique no ♥ se você gostou do texto!
Nos Acompanhe também pelo Facebook :https://www.facebook.com/hollusnucleoterapeutico/