top of page

Terapia a Distância ou Presencial?

  • Moyses Araujo
  • 21 de mar. de 2016
  • 5 min de leitura

Afinal, fazer terapia à distância é melhor ou não? A presença do terapeuta inibe? O que é melhor, conversar pessoalmente, ou somente com a voz terapêutica que te ouve, acolhe e orienta? O que na verdade é mais cômodo, seguro e sigiloso, o atendimento presencial ou online? Existe algum fator de risco adicional no atendimento online, ou é mito?

Este é um assunto que vem causando polêmica, porém se nos reportarmos a um passado próximo, a mesma polêmica ocorreu na área da Educação, quando surgiram os primeiros cursos á distância. As instituições de ensino tradicional presencial, questionaram, criticaram, polemizaram, tentaram até impor barreiras à disseminação do processo de ensino online. Porém, substituídas as mentes retrógradas por mentes inovadoras, o sucesso do processo EAD (Ensino à Distância) foi grandioso e hoje supera até em qualidade os métodos convencionais. Sem falar nos custos menores e conforto para os alunos. Hoje temos as renomadas Instituições convencionais de ensino, de outrora, oferecendo, por EAD, os melhores cursos técnicos, de extensão, de graduação e pós-graduação para uma comunidade cada vez maior de estudantes, expandindo o acesso e elevando sobremaneira a qualificação profissional para o mercado de trabalho. Não somente a educação tem sido influenciada pela tecnologia, mas porém entre outros assuntos, negócios, ciência, compras virtuais e etc.

Nas áreas de Saúde e Bem-estar já temos diversos casos de sucesso conseguido via atendimento à distância, inclusive procedimentos cirúrgicos teleguiados atendendo a populações em lugares mais longínquos e inóspitos através de tecnologia de ponta, supervisionados por experts em medicina de grandes centros médicos.

E quanto à terapia à distância, funciona ou não?

O chamado divã virtual, esta cada vez mais em alta no Brasil e nos países de 1° mundo. No começo foi privilégio apenas da classe elitizada e abastada, muitas pessoas ricas e sem tempo, ou que preferiam pagar pelo sigilo, conforto e segurança, buscaram profissionais que atendessem na modalidade virtual. Hoje, com a popularização dos recursos computacionais e da internet, esta modalidade está ao alcance de todos. E o Brasil está entre os países em que a população mais esclarecida usufrui desses recursos de forma inteligente e produtiva. Atualmente contamos com diversos profissionais altamente capacitados para atendimento online em terapias holísticas, psicoterapia, psicanálise, inclusive com modernas técnicas de hipnose e regressão, para ajudar na investigação profunda da psique humana.

O atendimento terapêutico à distância constitui-se hoje uma boa opção para pessoas que tem dificuldade de acesso presencial a bons profissionais, ou que, por um ou outro motivo, jamais se disporiam a procurar um atendimento presencial. Muitas pessoas eram resistentes a procurar terapia, devido a uma série de obstáculos, admitir que realmente precisa dessa ajuda, escolher um profissional qualificado, com perfil ideal, conseguir marcar um horário nas agendas desse profissional, enfrentar o tempo de deslocamento até a chegada ao local de atendimento, correr o risco de ser visto ou de encontrar alguém conhecido na sala de espera, controlar a ansiedade, no meio de outras pessoas ansiosas na sala de espera, e após terminar uma sessão de terapia relaxante, ter que enfrentar o stress do caminho de volta para casa, sem contar ainda, o alto custo das sessões presenciais.

Observando-se tecnicamente o processo de análise e as sessões de terapia em geral, concluímos que, salvo exceções, o principal componente da maioria dos processos terapêuticos é o auditivo, é através do diálogo com o terapeuta e a oitiva do cliente. E num divã tradicional, o terapeuta nem fica de frente para o cliente para deixa-lo bem à vontade. No atendimento online, este componente torna-se ainda mais eficaz, pois quase sempre é dispensável a comunicação com vídeo (imagem), usando-se necessariamente os recursos de áudio. E dessa maneira a voz do terapeuta funciona para o cliente, muitas vezes, como a voz de sua própria consciência, ajudando-o no seu processo de autoconhecimento. A figura do terapeuta dilui-se no processo. O cliente é levado a reflexões, é ouvido, é compreendido por aquela voz que o acolhe, que o auxilia sem julga-lo. Em algumas situações, essa voz o ajuda a conversar com Deus, com sua Mente Sábia, com a Sabedoria Universal, que o leva a viagens longínquas em busca do seu autoconhecimento. É como se de forma orientada, ele aprendesse a falar consigo mesmo… A distância física entre o terapeuta e o cliente, na verdade o desinibe, o deixa mais a vontade para desnudar-se, para resolver-se. Bastando a voz terapêutica, a técnica adequada, para que a terapia atinja um sucesso até superior ao processo convencional.

É óbvio que há que haver bom senso por parte do terapeuta para decidir quais situações exigem o atendimento presencial, de forma não comprometer o êxito da terapia. Do mesmo modo, o cliente deverá buscar profissionais qualificados nas técnicas e também experientes no atendimento à distância.

Há que se preferir uso de aplicativos de mensagens instantâneas com recursos de áudio e vídeo, como por exemplo o Skype, que é de fácil manuseio e seguro.

Apesar de haverem algumas opiniões contrárias por certos órgãos reguladores, a prática tem avançado com muita eficiência nos pais.

Nos EUA, grupos de pesquisadores tem analisado crises conjugais, por vários anos, e determinaram que apenas 19% dos casais que se separam, procuram a terapia de casal, e mesmo assim, somente após a separação estar praticamente resolvida. E em função disso propuseram um acompanhamento terapêutico preventivo de mais de 200 casais, e a modalidade escolhida para esse trabalho foi online, devido às inúmeras facilidades e vantagens oferecidas aos casais sobre o método terapêutico presencial.

O Instituto Nacional de Saúde da Criança e Desenvolvimento Humano, fornece terapia online para 500 casais. O trabalho é baseado numa terapia de aceitação, que foca no melhor entendimento dos erros do parceiro, uma técnica descrita no livro Diferenças Reconciliáveis” (Guilford Press, 2002), escrito por Andrew Christensen e Neil S. Jacobson.

Ninguém acha que isso vai substituir a terapia presencial individual ou de casais.“Há geralmente uma sensação de que a intervenção online possa ser menos poderosa, no entanto, se ela for menos poderosa, porém mais fácil de ser aplicada para um número maior de pessoas, então ela continua sendo um tratamento muito útil.”

Pesquisadores australianos estão usando a mesma avaliação, juntamente com um programa de educação por DVD e telefone, chamado Couple Care, e pode ser encontrado no site www.couplecare.info, para alcançar famílias de áreas isoladas que não têm acesso à terapia tradicional. Os pesquisadores de Utah, nos EUA, e Austrália começaram um teste controlado randomizado com aproximadamente 300 casais para determinar a eficácia da abordagem.

Dr. Kim Halford, professor de psicologia clínica da Universidade de Queensland, St. Lucia, na Austrália, ressalta que, visto que mais casais se conhecem através de serviços de encontro online, o apelo de terapia de casais online pode aumentar. Se a tecnologia da informação foi fundamental para alguém iniciar uma relação, disse ele, então, se a terapia for necessária, não é surpreendente que se procure uma tecnologia online (mais detalhes em bit.ly/1UoYnZb).

O que vemos é que graças aos avanços tecnológicos muito se tem feito e muito ainda se fará para se levar melhores condições de saúde para a população, mente sã, corpo são.

Mesmo na época de Freud e Jung, existem livros que relatam atendimentos que foram feitos por cartas. E antes mesmo da internet, foram documentados vários atendimentos feitos através do telefone, seja porque o paciente estava em situação de sofrimento ou apenas impedido de comparecer a sessão.

O Atendimento online em terapias já foi utilizado para atender pessoas com impossibilidade física de se locomover ao local de atendimento presencial (ex. pessoas com obesidade mórbida).

E muitas pessoas que se mudaram para o exterior preferem manter seu atendimento terapêutico à distância com seu terapeuta de confiança.

Não tenhamos dúvidas que a voz terapêutica, sempre será o elemento determinante nos diálogos em terapia, como comprovado pelo saudoso Dr. Milton Erickson, psiquiatra americano considerado até hoje como a maior autoridade no uso das técnicas de hipnose em terapia.

E onde houver uma pessoa em sofrimento psicológico ou espiritual, seja qual for o meio de comunicação a ser usada, que haja sempre uma Voz Terapêutica disposta a ajudá-la.

“Há muros que só a paciência derruba. E há pontes que só carinho constrói” — Cora Coralina.

Lembre-se de deixar seu comentário se você gostou do texto!

Nos Acompanhe também pelo Facebook :https://www.facebook.com/hollusnucleoterapeutico/

Terapia A DistanciaSofrimento PsicologicoAtendimento Online

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 por Hollus Nucleo Holístico Terapêutico.

 

CONTATO

hollusterapias@gmail.com 

Skype: moyses.araujo.982 

Facebook: hollusterapias 

Twiter: @TerapeutaMoyses

VISITE NOSSO CANAL

http://bit.ly/1Yi1T6y

 

LIGUE

Cel: 03298845-0395 (whatsApp)

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page