COMO A HIPNOSE CONSEGUE ATUAR SOBRE A DOR?
- Moyses Araujo
- 24 de mai. de 2016
- 1 min de leitura

Os processos fisiológicos que permitem ao corpo sob hipnose livrar-se da dor vêm sendo estudados e pesquisados. A teoria mais recente é a que considera os exteroceptores (os receptores da dor) e o sistema ativador reticular ascendente (SARA), feixes de células próximas ao cérebro.
Sempre que uma pessoa sabe que vai se submeter a algum processo doloroso, começa a liberar alguns hormônios, principalmente o cortisol, que produz estresse e acaba esgotando o cérebro. A hipnose faz com que o SARA induza a produção de hormônios serotonina (do bem-estar) e beta-endorfinas, criando um antagonismo com o cortisol.
Estudos recentes feitos a partir de tomografias computadorizadas comprovaram que a imagem do sistema ativador reticular ascendente se modifica do estado da dor para o bem estar quando o paciente está sob hipnose.
O cérebro não distingue o real do imaginário, mesmo que nossa mente consciente saiba que não se trata de uma situação real, o cérebro pode ser enganado e levado a produzir os neurormônios que seriam produzidos numa situação real de dor, medo, prazer.
Terapeutas especializados em Hipnose tem demonstrado sua eficácia no tratamento de dores agudas e crônicas, como em casos odontológicos, oncológicos, reumáticos, membro fantasma (amputado), parto sem anestésico, etc.
Fontes:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24256477
MedCenter
Espero que tenham gostado, se gostaram não se esqueçam de curtir a página e a publicação para ajudar na divulgação do trabalho. Obrigado.
Nos Acompanhe também pelo Facebook :https://www.facebook.com/hollusnucleoterapeutico/