top of page

AUTOCURA E LIBERTAÇÃO (parte II) — Como conseguimos a Cura e a Libertação Espiritual?

  • Moysés Araújo - Terapeuta
  • 18 de abr. de 2016
  • 10 min de leitura

No artigo anterior falamos sobre sofrimento, o conceituamos e compreendemos o que nos leva a sofrer tanto e às vezes por tão pouco. Hoje falaremos de saúde. Saúde física, mental e espiritual, que é o estado de autocura e libertação.


Saúde não e apenas ausência de doença, mas um estado de harmonia entre o Ser e sua realidade.

A OMS (organização Mundial de Saúde) determinou que Saúde não é falta de doença, é resultado de 3 fatores que se combinam, harmonia fisiológica, bem-estar psicológico e equilíbrio socioeconômico.

Somos um Ser integral, sob o ponto de vista orgânico, mental e espiritual.

A Saúde integral é a proposta divina para a felicidade humana.

Somos um Ser de interação universal, somos um ser biológico pelo ponto de vista do nascimento pela fecundação e finalização pela morte. Porém, somo muito mais do que isso.

A nossa atividade mental mantém a memória e a saúde.

Aceitar a beleza do envelhecimento é diferente de ser velho.

Manter nossa mente funcionando é manter nosso Self (Eu superior) ativo.


NEUROFISIOLOGIA


Você sabia que um pensamento negativo age destrutivamente em nosso organismo por aproximadamente 26 horas enquanto que um pensamento positivo age por apenas 2 horas?

Um sentimento de raiva por exemplo, atuando em nossa mente por apenas 5 minutos, abaixa a nossa resistência imunológica por no mínimo 6 horas.

Um pensamento negativo, tem um efeito ruminativo, ficamos pensando e repensando naquilo várias horas, várias vezes, e isso acaba se fixando como uma memória de longuíssima duração.

E um pensamento negativo leva nosso cérebro a produzir cortisol, nor-adrenalina e dopamina, que são neurotransmissores que regulam nosso estresse, humor, sono, apetite, libido, medo, e principalmente, atuam sobre os estados de ansiedade e depressão. Esses neurotransmissores estão intimamente ligados aos nossos estados emocionais.

Então concluímos, que devemos nos esforçar mais para mantermos pensamentos positivos circulando em nossa mente, caso tenhamos intenção de nos mantermos com saúde.

A nossa insistência em sermos incompreensivos com os incidentes de percurso, e em transformar nossas contrariedades em motivos de desavenças, é que nos levam ao sofrimento, ao adoecimento e abre portas aos assédios obsessivos espirituais.

Passar por algumas decepções e tristezas, é comum, nunca estaremos livres desses episódios. Mas a maneira como digerimos essas situações, identifica em que estágio de iluminação nos encontramos, e determina nossa condição de saúde ou doença.

Uma percepção equivocada de algum episódio da vida, pode se transformar num processo depressivo e até num trauma de difícil solução.

Há pessoas que entram em sofrimento profundo, até por causa da “CRISE” (!?).

Crise, que Crise? A crise do Governo? Ela não é sua, é dele!

Mas se você aderir a essa ideia, aí sim, ela poderá ser a Sua Crise. Você acabará perdendo seu emprego, parando de produzir, deixando de pagar suas contas em dia, perdendo seu tempo com asneiras políticas, e finalmente verá sua vida transtornada, adoecerá, terá problemas familiares, e assim você estará CRIANDO E FOMENTANDO A CRISE!

Só teremos bons políticos, quando tivermos pessoas melhores, mais éticas. A corrupção se dá por falta de caráter de ambas as partes. Vote com Responsabilidade!

Mas nosso objetivo aqui é discutir SAÚDE e não política. Você quer se deprimir por causa da Crise??? Ou isso é apenas uma desculpa para você parar sua caminhada?

Não foque na “crise”, foque na sua SOLUÇÃO!

Por acreditarmos que tudo é motivo de depressão, nos tornamos constantemente DEPRESSIVOS, e só quem lucra com isso é a indústria farmacêutica.

O uso crescente de drogas antidepressivas levou ao surgimento de novas doenças. É claro, que em dados momentos poderá ser necessário a intervenção médica e o uso de medicamentos psicotrópicos e antidepressivos, pois se permanecermos muito tempo num determinado padrão negativo, criamos sinapses nervosas, caminhos neuronais inadequados a sustentação de nossa vida dentro do equilíbrio saudável.

A OMS tem publicado vários estudos nesse sentido, e estimulado o uso da denominada Medicina Integrativa e suas práticas psicossensoriais. Terapias energéticas tem sido testadas com êxito, no tratamento de traumas, problemas psíquicos e doenças psicossomáticas. Tratam-se de práticas que não apresentam efeitos colaterais, além de apresentar alto índice de sucesso na recuperação da saúde das pessoas e da sua alegria de viver, tornando-as mais produtivas, amorosas e felizes.

A problemática entre saúde e doença tem sido motivo de discussão em todas as áreas do pensamento. O importante não é que vivamos muitos anos, mas que vivamos bem os anos de nossa vida.


“Resolve-te, pois, quanto antes e sem demora, ao empreendimento da autolibertação e não te faltarão os recursos para a vitória imperiosa e inadiável sobre ti mesmo, nas grandes lutas do momento em que a espécie humana se encontra para a sublime ascensão.” Joanna de Angelis, Divaldo Franco. Livro: Espírito e Vida. Capítulo 50.


MOTIVAÇÃO


Compreendamos que antes de mais nada é preciso que tenhamos o firme desejo de nos melhorarmos. Sem esse desejo, não há como ocorrer cura ou autocura.

Mas porque muitas vezes parecemos que lutamos contra nós mesmos? Porque temos dificuldades de nos movermos em direção a nossa libertação?

É porque nos falta motivação. MOTIVO para AÇÃO. Ou seja, queremos que a situação mude, mas não queremos fazer força para nos mudarmos. É mais fácil ficarmos sentados no penico cheio e quentinho, reclamando, chorando, do que levantarmos e irmos à luta. Isso caracteriza o quanto somos infantis, ou orgulhosos, ou nos fazemos de vítima para chamarmos a atenção, para ver se alguém (ou Deus) resolve nosso problema. Se é nosso problema, então cabe a nós resolvê-lo.

Se estamos sem motivos para a ação, busquemo-los! Se não for por você mesmo, que seja por pessoas que precisam de você e te amem (seus pais, seus filhos, por exemplo). Mas se for por medo, descubra um medo maior, algo que poderá ser pior e se sucederá se você não reagir e lutar por sua melhora. Se não consegue achar motivação, procure ajuda profissional, descubra a causa profunda desse desânimo. Não se lembra como isso começou? Pode ter fundo espiritual ou em vidas passadas. Não quer que os amigos saibam como se sente? Busque ajuda profissional. Existem terapias especializadas em curas profundas que podem ser realizadas até a distância, com garantia de sigilo absoluto e confortavelmente, sem que ninguém saiba. As pessoas irão perceber a sua melhora e ver a diferença em suas atitudes.


AUTOCURA


Quando fazemos um pequeno ferimento, rapidamente nosso tecido se reconstrói, isso é regeneração. O estado normal de nosso corpo é esse, Autocura! Esse é o estado que Deus nos quer sempre!

Se nosso corpo possui uma capacidade de regeneração, nosso psiquismo também possui.

Segundo o neurocientista Antonio Damásio, as emoções são conjuntos de reações químicas e emocionais que ocorrem na região do cérebro emocional, determinados biologicamente, que usam o corpo como “teatro”. Seu papel é auxiliar o organismo a preservar a vida. O cérebro emocional teria assim uma ligação mais próxima com o corpo que com o cérebro cognitivo. Sendo que embora diferenciados em suas funções, esses “dois cérebros” se comunicam. A tese de Damásio diz que as emoções são emanações de tudo que se passa no corpo, pela fisiologia, podemos chegar à cura de problemas emocionais.

Então, podemos usar em terapia, métodos como Hipnose, PRI (*), EFT (*), TPS (*), TFT (*), Acupuntura, Tapping, e outros, para aprendermos a usar nosso cérebro emocional e entrar em conexão para colocar nossa fisiologia em estado mais otimizado e dessa forma estimular mecanismos de digestão de traumas emocionais, promovendo a autocura do corpo e da alma.

Na verdade ocorre um ciclo vicioso, geramos o trauma, que gera doenças psicossomáticas, que potencializam nosso trauma. Então muitas vezes mesmo buscando o equilíbrio emocional não conseguimos nos livrar do trauma, porque nosso corpo aprendeu a potencializá-lo, daí devemos buscar através da estimulação psicossensorial a fisiologia certa.

Nosso cérebro tem uma via de mão-dupla com nosso espírito e com nosso corpo. Nosso Espírito, a partir de seus pensamentos, modifica a neurofisiologia cerebral, cria sinapses nervosas, tudo a partir de nossas emoções. E essas emoções afetam toda a nossa fisiologia corporal, criando os sintomas e as doenças psicossomáticas. E o inverso também ocorre, depois que criamos fisiologia do trauma, o sofrimento entra em modo “automático”. Se eu penso naquilo que me traumatizou, disparo as sensações pertinentes, fico com raiva, com medo, com mágoa, com angústia, com ansiedade, com depressão, etc. Ou pelos órgãos dos sentidos, pelo corpo, se eu vejo, ou toco, ou sinto, ou ouço, se algo que incida sobre meus sentidos corpóreos, ativa uma memória traumática, meu cérebro dispara toda a neuroquímica do sofrimento sobre mim de novo.

Todo sofrimento profundo se baseia numa memória traumática, que é uma memória de longuíssima duração, que pode ficar registrada pela vida toda, e perdurar por várias encarnações. A Ciência já confirmou que nosso DNA carrega memórias, e temos DNA em todas as células do corpo.


TRAUMA


Para Peter Levine as pessoas se traumatizam devido a diversas vivências e experiências.

Segundo ele, o Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) se dá por acionamento de mecanismos biológicos primitivos ligados a reação de emergência onde as reações para sobrevivência perante a uma ameaça, compreendem fugir, lutar e congelar, e que o TEPT se formaria devido a uma situação de não limpeza das memórias durante o congelamento criando uma desordem de autorregulação orgânica. O cérebro devido a isso, perde o poder de autocura e de se autorregular.

Então precisamos compreender que quanto mais alimentarmos nosso sofrimento, mais ele se enraizará!!!

Se ocorre um evento dramático ou triste ou desesperador, basta que vivamos aquela dor pelo prazo natural, talvez de uma ou duas semanas, isso faz parte de nossas características humanas, temos que saber lidar com as tristezas. Mas se insistirmos em não reagirmos, em não obtermos o aprendizado e dar a volta por cima para seguir em frente, assim estaremos dando maior poder ao nosso sofrimento. Permitindo que se instale uma depressão, um processo obsessivo, e consequentemente um trauma.


A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO


Então precisamos buscar sempre o nosso fortalecimento moral, nosso autoconhecimento, nosso autoencontro e assim poderemos manter nosso autocontrole, é essa a melhor forma de prevenção.

Mas e quando já se enraizou o sofrimento? Temos que buscar ajuda profissional e espiritual, precisamos das duas forças atuantes em nossa recuperação. O médico, o terapeuta, a fé, a oração, e principalmente a humildade, iniciativa pessoal para buscar ajuda e encarar tudo que for preciso para sua libertação.

Existem terapias profundas para curar nossa alma já cientificamente atestadas. Através delas podemos obter a descoberta e compreensão de nossos sofrimentos, adquirir novas motivações, recuperar nosso equilíbrio mental, descobrir nossa verdadeira missão nessa vida, recobrarmos nossa saúde plena e nossa alegria de viver.

É possível realizar-se algumas dessas terapias à distância, inclusive por Ressonância, “by Proxy”, sem a participação direta do paciente em casos de impedimentos específicos.

Comece então, arrumando tempo e espaço para conversar consigo mesmo:


“Há pessoas que detestam a solidão, afirmando que esta lhes produz depressão e angústia, sensação de abandono e de infelicidade.“


“Outras, no entanto, buscam-na como terapia indispensável ao refazimento das forças exauridas, caminho seguro para o reexame de atitudes, para a reflexão em torno dos acontecimentos da vida.”


“A solidão, todavia, não é boa nem má. Os valores dela defluentes são sentidos de acordo com o estado de espírito de cada ser.”


“É indispensável que inicies o processo da tua libertação quanto antes.”


“Faze um momento habitual de solidão, onde quer que te encontres. Não é necessário que fuja do mundo, porém que consigas um espaço mental e doméstico para exercitares abandono pessoal e aí fazeres silêncio, meditando em paz.”


“Nesse espaço, isola-te e silencia.”


“Deixa que a meditação refunda os teus valores íntimos e logre libertar-te das paixões escravizantes.”


“Considera o dinheiro e todos os demais valores como instrumentos para finalidades próximas, cuidando daqueloutros de sabor eterno e plenificador, que se te fazem essenciais para o êxito na tua jornada atual, a tua autoiluminação libertadora.” Joanna de Ângelis — Divaldo Franco. Do livro: Momentos de Felicidade


Faça uma faxina em tua alma, afasta-te temporariamente das coisas materiais e dedique-se a conhecer teus próprios valores e tuas próprias mazelas. Todos temos virtudes e defeitos. Saiba valorizar tuas verdadeiras virtudes, e saiba conhecer teus defeitos, e uma vez que os conheça comece a substituí-los um a um por novas virtudes.


LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL


“A solução do problema da libertação espiritual, considerado originalmente, é questão de foro íntimo, qual acontece ao homem na vida comum.”


“Uma criatura poderá ter renascido em lastimáveis condições de penúria e acordar para as responsabilidades da reencarnação em ambiente vicioso, seja na família consanguínea ou na esfera de relações sociais em que foi levada a conviver, atravessando, por isso, largo trecho da existência em perigoso arrastamento ao mal; entretanto, se determina a si mesma o dever de elevar-se, acendendo no raciocínio a lâmpada do estudo e abraçando a trilha correta do trabalho, a breve tempo começa a receber o amparo daqueles a quem se faz útil, conquistando mais alto nível, do qual consegue estender braços fraternos, em socorro dos irmãos que ficaram na retaguarda.”

Ocorre o mesmo nos domínios do espírito.


“Determinada pessoa pode encontrar-se às súbitas, debaixo da influência de entidades perturbadoras, seja por haver atraído-as por pensamentos infelizes ou porque sejam elas aqueles companheiros que lhe constituem a equipe de sócios das existências passadas; consequentemente é capaz de sofrer induções à delinquência, em atormentados processos obsessivos, mas, se delibera emancipar-se, procurando a luz do conhecimento e situando o caminho no serviço aos semelhantes, passa a recolher, de imediato, o concurso daquele a quem auxilia, alcançando mais alto nível, do qual pode enviar apoio amigo àqueles mesmos Espíritos que se lhe erigiram à condição de perseguidores.”


‘“Fácil de compreender que toda criatura está vinculada ao grupo de inteligências e corações que lhe são afins, sejam em nos referindo a companheiros encarnados ou desencarnados, diante das avenidas da renovação e do progresso, descerradas, indiscriminadamente, a nós todos.”


“À frente, pois, dessa verdade, toda vez que estivermos inclinados à queda nas sombras da obsessão, quando na estância física, será possível receber a cooperação salvacionista de numerosos benfeitores; reconhecendo, porém, aquela outra realidade da lei de sintonia, pela qual sabemos que o ímã de atração das nossas companhias está no campo de nossa própria alma, não será lícito esquecer que o trabalho de nossa libertação e reequilíbrio depende positivamente de nós.“Emannuel — Francisco Cândido Xavier — Do livro: Encontro Marcado.

— -

“Se o conhecimento que estamos angariando na vida não nos é capaz de libertar da sombra generalizada, sombra do intelecto, sombra do sentimento, sombra da moral, algo está em equívoco. Ou esse conhecimento não é a expressão da verdade, ou, então, de nossa parte, não estamos assimilando devidamente seus conteúdos.”


“É hora de despertar, nessa fase aziaga da experiência humana. Estamos perante o extravasar de loucuras sem dimensão; achamo-nos diante das explosões do egoísmo; encontramo-nos submetidos a um tempo de graves pelejas provocadas por incontáveis almas aturdidas, infelizes em si mesmas, que pesam sobre o psiquismo terrestre, espalhando o seu infortúnio. É tempo de cuidados intensos para a inadiável marcha.” — Gabriel Delanne — por Raul Teixeira — IV Congr. Espírita Mundial, em 05.10.2004, Paris-França.


Perdoe-se e aprenda a perdoar! Se errar, procure reparar seu erro, aprender com ele para não mais errar… Lembre-se que só o amor constrói e que estamos todos em construção.

Viva em abundância, harmonia e plenitude!



— -


“Não chore pelo teu sofrimento, lute pela tua felicidade

Não chore pelo que você perdeu, lute pelo que você tem

Não chore pelo que está morto, lute por aquilo que nasceu em você.

Não chore por quem te abandonou, lute por quem está a seu lado.

Não chore por quem te odeia, lute por quem te quer feliz.

Não chore pelo teu passado, lute pelo seu presente.

Não chore pelo teu sofrimento, lute pela tua felicidade.

Não é fácil ser feliz, temos que abrir mão de várias coisas, fazer escolhas e ter coragem de assumir ônus e bônus para ser feliz.

Com o tempo vamos aprendendo que nada é impossível de solucionar, apenas siga adiante com quem quer e luta para estar com você.

Se engana quem acha que a riqueza e o status atraem a inveja, as pessoas invejam mesmo é o sorriso fácil, a luz própria, a felicidade simples e sincera e a paz interior.” (Papa Francisco)


— -


Fontes:

Curso de Psicologia Energética e Terapias Sensoriais — Prof. Gastão Ribeiro.

Manual de TFT — (Touch Field Therapy) — Dr. Callahan

Manual de EFT — (Emocional Freedom Technique) — Gary Craig

Fontes já citadas no texto.

Imagens de sites da internet.

PRI (*) Processamento Rápido de Informação, EFT (*) Emotional Freedom Techniques , TPS (*) Terapias Psicossensoriais, TFT (*) Thought Field Therapy


Espero que tenham gostado, se gostaram não se esqueçam de curtir a página e a publicação para ajudar na divulgação do trabalho. Obrigado.

Nos Acompanhe também pelo Facebook :

https://www.facebook.com/hollusnucleoterapeutico/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 por Hollus Nucleo Holístico Terapêutico.

 

CONTATO

hollusterapias@gmail.com 

Skype: moyses.araujo.982 

Facebook: hollusterapias 

Twiter: @TerapeutaMoyses

VISITE NOSSO CANAL

http://bit.ly/1Yi1T6y

 

LIGUE

Cel: 03298845-0395 (whatsApp)

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page