top of page

3 - Artigo Auxiliar (Epilepsia)

3 - Classificação das convulsões

As convulsões ou crises focais podem ainda ser divididas em dois tipos: Convulsões focais simples e focais discognitivas. Convulsões focais simples, também chamadas de crises parciais simples, afetam apenas uma área do cérebro. Memória e habilidades cognitivas permanecem intactas, mas uma crise parcial pode levar à paralisia temporária, alterações visuais ou dificuldade de movimentos simples. Menos de 15 por cento das pessoas com epilepsia tem convulsões focais simples.

A convulsão focal discognitiva afeta apenas uma parte específica do cérebro. Ao contrário de crises focais simples, uma convulsão focal discognitiva pode causar confusão mental, perda de memória e perda de consciência durante a crise. Pessoas que têm uma convulsão focal complexa podem parecer atordoadas. Mais de um terço das pessoas com epilepsia têm crises parciais discognitiva.

O segundo principal tipo de convulsões são as convulsões generalizadas. As convulsões generalizadas podem se dividir em vários subtipos. Esses incluem:

  • Convulsão tônica

  • Apreensão clônicas

  • Mioclônica

  • Crise de ausência

  • Convulsão atônica

  • Crise tônico-clônicas

Mais de 30 por cento das pessoas com convulsões epilépticas, sofrem a experiência generalizada.

As convulsões focais

Este tipo de apreensão afeta apenas uma parte do cérebro. Por essa razão, também é às vezes chamado de uma crise parcial. Crises focais têm duas categorias principais:

Convulsões focais simples e Convulsões focais discognitivas.

Convulsões focais simples normalmente causam poucos sintomas. Os sintomas que este tipo de crise causa podem ser facilmente confundido com outras condições. As pessoas podem experimentar emoções ligeiramente alteradas ou variação de humor, espasmo involuntário, contrações em partes do corpo e experiências sensoriais inusitadas, como ver luzes piscando. Convulsões focais simples não causam perda de memória.

Convulsões focais discognitivas podem causar perda de consciência ou percepção. Pessoas que sofrem este tipo de crise afirmam não estar ciente do que ocorreu durante o episódio. Este tipo de crise muitas vezes provoca movimento incomum, repetitivo. Estes movimentos podem incluir fricção da mão, descontrole de deglutição ou mastigação (morder a língua), andar em círculos, etc.

As convulsões generalizadas

Todos os tipos de crises generalizadas afetam ambos os lados do cérebro. As convulsões generalizadas podem ser divididas em seis grupos:

Crises de ausência. Este tipo de crise deixa uma pessoa momentaneamente inconsciente de suas ações e do que ocorreu ao seu redor. A maioria das pessoas que experimentam crises de ausência, sentem como um “branco”, até que a crise termine. Alguns irão produzir subitamente movimentos repetitivos do corpo. Crises de ausência também são chamadas de "pequeno mal".

Crises atônicas. Este tipo de convulsão provoca a perda do controle muscular. Uma pessoa que experimenta um ataque atônico pode de repente cair como num colapso.

Crise clônicas. As pessoas que têm crises clônicas, normalmente, experimentam movimentos bruscos, rítmicos, e repetidos. O pescoço, rosto e braços são comumente afetados.

Crises mioclônicas. Este tipo de ataque faz com que os movimentos espasmódicos repentinos ou contrações musculares. Estes movimentos comumente acontecem nos braços e pernas.

Crises tônicas. Quando este ataque começa, os músculos na área afetada do corpo vão apertar e enrijecer. Braços, pernas e costas são comumente afetados. A maioria das pessoas que experimentam uma convulsão tônica vai cair ao chão por causa da sua rigidez muscular.

Tônico-clônicas. Comumente chamado de "grande mal", este tipo de crise provoca perda de consciência, bem como agitação violenta e enrijecimento do corpo. Algumas pessoas vão perder o controle de sua bexiga e pode morder a língua no momento da convulsão.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page